Blog Refúgio do Corpo

Inicialmente, o Blog Refúgio do Corpo tinha um espaço reservado com muito carinho, dentro do meu site. Porém, devido ao grande número de acessos a ele, fui aconselhada a migrá-lo à um serviço próprio de hospedagem de Blogs para liberar mais espaço na navegação de ambos, Site e Blog. Apesar do trabalho de refazer o Blog, fiquei muito feliz, pois significa que as pessoas estão buscando informações e cuidando de sua saúde e qualidade de vida!!!
Dessa forma, convido a todos, que continuem nos acompanhando pelo nosso site e agora também por esse canal de comunicação!!!

Um grande abraço,
Lilian Furlan
Educadora Física & Personal Trainer


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Atividade Física Reduz Indicação de Angioplastia*

Exercícios físicos podem ’substituir’ e ser melhor do que fazer angioplastia, implantação de stents para desobstruir vasos. A descoberta foi anunciada no Congresso Europeu de Cardiologia por pesquisadores da Universidade de Leipzig, na Alemanha.
Vários estudos foram realizados e avaliados com pacientes cardíacos 
sobre o efeito do procedimento que coloca um stent, uma mola, na artéria obstruída, comparado à atividade física em pacientes idosos com doença coronariana estável.
Durante dois anos os autores dos estudos acompanharam 202 homens com mais de 70 anos de idade e com angina, ou seja, com dores causadas pela obstrução parcial das artérias.
Divididos em dois grupos os pacientes foram organizados da seguinte maneira: um grupo pelos que passaram pela angioplastia; o outro formado por pacientes que fizeram um programa de atividade física que incluía 20 minutos diários de exercícios na bicicleta ergométrica e uma participação semanal em treino de uma hora de atividade supervisionada. Todos os voluntários tomavam medicamentos para controlar a doença.
Os resultados mostram que ocorreram 21 eventos cardiovasculares no grupo dos pacientes que praticavam exercícios e 32 no grupo que se submeteu a angioplastia. As intercorrências que foram registradas nos pacientes são significativas, como por exemplo, dores, uma nova obstrução e alguns sofreram infarto.

No grupo dos praticantes de atividades físicas a evolução dos pacientes foi superior, o que comprova a não necessidade de uma angioplastia de imediato. Ocorreu uma melhora do quadro geral, reduzindo o colesterol e o peso do paciente e, segundo os estudos dos médicos alemães, a atividade física diminuiu a progressão da enfermidade, porque a doença coronariana
 não se restringe a um só vaso. E mais, a pesquisa reforça a idéia de que os exercícios não devem ser encarados como coadjuvantes e sim como parte do tratamento para esses pacientes, já que a redução também de mortalidade alcançou a taxa de 31%.
Os médicos não defendem a eliminação da angioplastia, tudo depende dos sintomas de cada paciente.
 
Fonte: Folha de São Paulo
*As informações aqui disponíveis não substituem o aconselhamento profissional.

0 comentários:

Postar um comentário