Blog Refúgio do Corpo

Inicialmente, o Blog Refúgio do Corpo tinha um espaço reservado com muito carinho, dentro do meu site. Porém, devido ao grande número de acessos a ele, fui aconselhada a migrá-lo à um serviço próprio de hospedagem de Blogs para liberar mais espaço na navegação de ambos, Site e Blog. Apesar do trabalho de refazer o Blog, fiquei muito feliz, pois significa que as pessoas estão buscando informações e cuidando de sua saúde e qualidade de vida!!!
Dessa forma, convido a todos, que continuem nos acompanhando pelo nosso site e agora também por esse canal de comunicação!!!

Um grande abraço,
Lilian Furlan
Educadora Física & Personal Trainer


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Gordura corporal afeta o envelhecimento

Uma pesquisa avaliou a influência do exercício físico na função endócrina do tecido adiposo em mulheres de diferentes idades. Ao total, foram 54 mulheres pesquisadas e ficou comprovado que o envelhecimento resulta em uma série de alterações hormonais, bem como no aumento no volume do tecido adiposo e nas concentrações de substâncias como as citocinas, consideradas pró-inflamatórias, por mediarem processos de inflamação no organismo.

A avaliação foi dividida em quatro grupos, com 20 anos de idade, e outro na faixa de pouco mais de 50 anos, todas sedentárias. Os outros dois grupos também eram formados por mulheres jovens e de meia-idade de faixas etárias similares, só que todas praticantes de atividades físicas de baixa intensidade. O grupo de meia-idade com treinamento físico apresentou redução no colesterol, enquanto o grupo sedentário de idade equivalente sofreu aumento na taxa de glicose. A leptina, relacionada ao controle da massa corpórea, também foi encontrada em quantidades menores nos grupos que se exercitavam.

“Mais um estudo mostra que alguns minutos de atividade física já são suficientes para acarretar mudanças em nosso sistema e, consecutivamente, melhorar nossa qualidade de vida, principalmente, nas pessoas mais velhas”, comenta o tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura.
Fonte: Portal da Educação Física
*As informações aqui disponíveis não substituem o aconselhamento profissional.

0 comentários:

Postar um comentário